Conheça a importância da identidade visual para uma marca

A identidade visual é um conjunto de elementos gráficos e visuais que tem a responsabilidade de mostrar quem é a empresa, seus valores e como escolher seu...

Henrike Rebelo

abril 12, 2022

Uma das premissas mais fundamentais na tarefa de apresentar, divulgar e criar interesse/demanda por um produto ou serviço é que a comunicação, a mensagem seja entendida pelo público. Isso é regra básica quando falamos de Marketing. Dentro desse contexto, hoje vamos explorar sobre o peso da identidade visual para uma marca se posicionar no mercado. Neste blog você vai aprender. 

O QUE É IDENTIDADE VISUAL

A identidade visual é um conjunto de elementos gráficos e visuais que tem a responsabilidade de mostrar quem é a empresa, seus valores e como se dar seu posicionamento. Com uma identidade visual bem definida e de acordo com seu segmento de mercado, sua marca será melhor reconhecida por seu público-alvo e sairá na frente no processo de compra pelo consumidor final. 

A identidade visual será responsável por construir os elementos gráficos e visuais responsáveis por criar sua imagem na mente do consumidor, destacando que são os valores da sua marca, que problemas e soluções ela traz ao mercado e à sociedade. 

Elementos que compõem a identidade visual

  • Logomarca
  • Tipografia
  • Paleta de cores
  • Formas
Exemplo de material de identidade visual do nosso cliente Fidèle Grupo. Padronização de cores, tipografia e identidade visual. Acesse o instagram para ver mais materiais em: Grupo Fidèle (@grupofidele) • Fotos e vídeos do Instagram

QUAL A IMPORTÂNCIA DA IDENTIDADE VISUAL PARA UMA MARCA

EXEMPLO DO NUBANK

Se eu te perguntar, qual é o nome do banco digital do “cartão roxinho”, qual banco você diria que é?

Provavelmente você já pensou no Nuback, não é? Mas por que e como isso acontece? Isso acontece pela imposição de branding de uma marca. O Branding é o conjunto de ações alinhadas ao posicionamento, propósito e valores da marca conquista e constrói no inconsciente dos seus consumidores. 

Para que o Branding de uma marca se fortaleça e estabeleça, os elementos visuais contidos na identidade visual da empresa serão fundamentais para ajudar o público a assimilar a marca e gravá-la na cabeça. 

Identidade visual do Nubank se destaca no mercado pelas cores, imponência e fortíssimo branding.

BENEFÍCIOS DE UMA IDENTIDADE VISUAL FORTE

  • Você diferencia seu negócio da concorrência;
  • Você se posiciona de forma correta;
  • Sua marca passa a ser reconhecida;
  • Você passa credibilidade e autoridade;
  • Você comunica uma mensagem geral

IDENTIDADE VISUAL E BRANDING: QUAIS SÃO AS DIFERENÇAS

Os conceitos que envolvem marca, identidade visual e branding são correlatos entre si, mas são coisas diferentes, por isso, podem gerar confusão. Vamos explicar um a um para esclarecer. 

A identidade visual é o conjunto de elementos gráficos que compõem uma marca: símbolo, tipografia, cores e formas. Já o branding vai definir a estratégia de posicionamento de marca e gestão de estratégias de uma empresa no mercado. 

O branding deve ser definido ainda antes da logomarca, pois é ele que vai nortear a simbologia, cores e como será feito o trabalho de criação de identidade visual. 

DICA EXTRA

Se você está na dúvida, confira como está a identidade visual da sua marca. Pesquise seu mercado e faça uma análise para ver como está o seu posicionamento perante os concorrentes. 

A Tribo 3 trabalha criando e atualizando identidades visuais. CLIQUE AQUI E E ENTRE EM CONTATO



QUER RECEBER CONTEÚDOS DE
ALTO VALOR DE GRAÇA?

Inscreva-se na nossa newsletter »

    Se inscrevendo você concorda em receber e-mails de nossa agência.

    GOSTOU DESTE CONTEÚDO?

    Nossos conteúdos são sempre para vocês

    ÚLTIMOS POSTS

    5 dicas de Marketing para vender mais no Dia dos Namorados

    A data é uma das campeãs de vendas para o varejo no ano. Organizar ações...

    SAIBA MAIS »

    O que são canais de marketing e a importância para empresas

    Mapear e estruturar seus canais de marketing serão imprescindíveis para que seu cliente final consiga...

    SAIBA MAIS »

    Google Ads: o que é e como utilizá-lo para alcançar mais clientes

    Plataforma de anúncios do Google é ideal para quem deseja atrair mais visitantes para seu...

    SAIBA MAIS »

    RECEBA NOVIDADES

    Preencha os campos e inscreva-se em
    nossa newsletter

      Precisando
      estruturar
      seu Marketing?

      A Tribo 3 ajuda você

      QUERO AJUDA